O cobertor te aquece ou é você que aquece o cobertor?

Como o cobertor nos aquece?! Assunto bom para esquentar a cabeça! :-)

bufandas
Creative Commons License photo credit: Micheo

Nesse frio danado, nada melhor do que pensar para espantar o frio e aquecer os neurônios com algumas questões: São os cobertores, agasalhos, meias, toucas, cachecóis, casacos e afins que nos aquecem neste inverno? Seria correto afirmar isso?

Automaticamente todos nós diríamos que sim. Mas vamos pensar mais um pouco com outra questão: Então porque quando pegamos o cobertor lá no armário ou colocamos o agasalho da gaveta eles estão frios? Seriam eles automáticos? Ao vestirmos ou ao nos cobrirmos eles começariam a aquecer? Uau isso seria realmente fantástico! :lol: Mas não é bem assim que as coisas  funcionam…

Neste caso, o agasalho ou o cobertor funcionam como isolantes térmicos ou seja eles impedem que o frio chegue até nosso corpo dando a sensação de que estamos aquecidos, portanto a coberta impede que o calor do nosso corpo se dissipe pelo ambiente frio. É o nosso corpo que produz esse calor e para isso o organismo precisa gastar energia, daí entendemos por tabela porque no inverno sentimos mais fome: se precisamos produzir mais calor, mais energia é preciso… ;-)

be prepared
Creative Commons License photo credit: kthrn [-entendeu?!]

O mesmo acontece no verão, só que ao contrário: lembra da caixa de isopor que mantém o refrigerante geladinho por algumas horas debaixo daquele sol escaldante?! O princípio é o mesmo: o isopor impede que o frio se perca pelo ambiente quente….  entendeu?!

:!: Se quiser saber mais dê uma lida na apostila de física intitulada “24. A brisa do mar está ótima!” do Tele Curso 2000 na biblioteca Virtual da USP. ;-)


0 Responses to “O cobertor te aquece ou é você que aquece o cobertor?”


  • No Comments

Leave a Reply

*