Seu carro polui muito? Agora você pode saber!

Mais informação, menos poluição…

Carro de Boi e Colono
Creative Commons License photo credit: Eduardo Amorim [Este carro tamb ém emite gases... :lol: ]

Se você está preocupado com a poluição do planeta mas não abre mão de ter seu próprio carro, a partir desta semana poderá ao menos antes de comprar um veículo novo, verificar se o modelo escolhido causa muitos danos ao meio ambiente e a partir daí selecionar uma opção mais “verde” e eliminar reduzir um pouco o peso na consciência. A idéia é a mesma daquelas etiquetas de consumo de energia que estamos acostumados a ver em aparelhos eletrônicos, fogões, geladeiras, lâmpadas, etc. e que de certa forma influenciam na nossa escolha na hora de decidir por determinada marca ou fabricante.

Etiqueta do INMETRO para veículos

Etiqueta do INMETRO para veículos

Basicamente serão dois indicadores, segundo o ministro do meio ambiente, Carlos Minc: As notas verde e a vermelha.

  • A “Nota Verde” vai mostrar o quanto o carro emite de gases poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio). Estes gases interferem diretamente na saúde das pessoas.  A nota verde varia de zero a 10: Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão.
  • A “Nota Vermelha” será o  indicador de Gás Carbônico que vai mostrar a emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. “Isso tem a ver com as mudanças climáticas e com o aquecimento global do planeta”, disse o ministro. O indicador de gás carbônico mostra a emissão do gás por quilômetro rodado pelo carro: A escala vai de 5 a 10, aquele que emitir menos gás carbônico receberá nota 10.

Os dados estão disponíveis para consulta na internet, onde você pode verificar por marca, modelo, fabricante e até comparar os carros para facilitar na hora da sua escolha.

Resultado de uma consulta ao site.

Resultado de uma consulta ao site.

:idea: Para consultar os dados e as notas dos veículos modelo 2008, visite o site do IBAMA em: “Consulta dos níveis de emissão dos veículos novos brasileiros.;-)

Fonte: Agência Brasil: “Consumidor poderá se informar sobre emissão de gases poluentes de carros“;


0 Responses to “Seu carro polui muito? Agora você pode saber!”


  • No Comments

Leave a Reply

*