Como fazer um curriculum vitae

Saber nunca é demais…: Outro dia tinha já tinha postado algo parecido em Dicas para fazer seu Currículo, porém nunca é demais saber mais… 😉 . Pois navegando por ai (mais especificamente no site “por trás das letras“) encontrei essas dicas para fazer um currículo ou curriculum…

Como fazer um curriculum vitae

1 – DEFINIÇÃO

Curriculum vitae. Expressão latina significando curso de vida. Conjunto de indicações biográficas relativas ao nome, idade, estado civil, situação, estudos, diplomas, obras publicadas e outras atividades de um estudante, candidato a um cargo, exame, concurso, etc. Livro ou documento onde figuram essas indicações (Delta Larouse – 1972), resumindo: é o documento que fornece uma visão ampla e geral do requerente como indivíduo.

2 – OBJETIVO

Trata-se de um documento especialmente elaborado para apresentação pessoal de forma indireta.
Tem como finalidade fornecer dados e informações pessoais quanto a escolaridade, experiência profissional e planos de trabalho.

3 – CAMPO DE APLICAÇÃO

Destina-se a apresentar dados e informações pessoais de forma sintética e ordenada, nos mais variados casos: solicitação de emprego, concessão de bolsas de auxílios, inscrição, auxílio a projetos etc.

Recomenda-se também a utilização deste documento em outras situações, como: trabalhos enviados a congressos, simpósios, colóquios para apresentação de conferencista, em atividades públicas para comprovar suas reais qualificações; em obras de caráter tecno-científico ou literário para se poder avaliar o autor.

4 – TIPOS

Existem vários tipos de curriculum vitae.

Os currículos de profissionais liberais merecem um cuidado todo especial na elaboração, tendo em vista que este tipo de profissional precisa mostrar desde o início sua capacidade para o que se propõe a fazer, além de fugir muitas vezes a qualquer modelo padronizado de “curriculum”, não sendo possível se estabelecer um modelo rígido que se aplique a todos os casos.

5 – TEXTO

O curriculum vitae deve apresentar dados objetivos, isto é, deve ser livre de todo comentário pessoal ou de críticas e julgamentos de valores, quer sobre si próprio (o apresentante) quer sobre as pessoas com quem ele conviveu no ambiente de trabalho, e muito menos sobre a situação ou organização interna da empresa em que trabalhou. Devem de qualquer modo ser evitadas críticas sobre método e processos da empresa ou caráter pessoal de seus dirigentes.

Os aspectos positivos ou negativos da redação ou informações que a pessoa fornece em seu “curriculum” dão entre outras a delimitação e visão para o analista de cargos na empresa, da personalidade, fidelidade e confiabilidade da pessoa.

Frases e o uso da primeira pessoa são mais diretas e convincentes. Recomendamos o uso da primeira pessoa. Por exemplo: Implantei, construi, vendi, organizei etc. Com relação às datas, devem sempre ser colocadas de forma cronológica inversa, iniciando-se com o mais recente, evite dividir palavras no fim das linhas.

6 – ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIA

As seções que tratam de escolaridade e experiência, constituem as partes essenciais do “curriculum”, visto que as pessoas são basicamente avaliadas quanto a estes dois aspectos. Se um deles não é tão rico, deve-se compensar o fato com o outro. Alguém que possua experiência limitada, deve detalhar a natureza de sua escolaridade tanto num quanto noutro caso, nunca se deve passar por alto em ambas as partes.

Por referências pessoais, subentende-se nomes de pessoas que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade/honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.

7 – ESTILO

A apresentação concisa e freqüentemente seletiva de informações e dados deve ser inteligível por si mesma.

Referência a títulos, estabelecimentos de ensino, órgãos, entidades, empresas, distinções ou prêmios recebidos, associações cientificas em que foi admitido, etc. não deve ser expressa por abreviaturas ou siglas, a não ser que muito conhecidas internacionalmente.

8- PASSOS ESSENCIAIS

O último passo para elaboração de um “curriculum” e a sua redação. antes deste, outros são necessários, mas a redação deve ser clara, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo.

O primeiro passo, de um modo geral, é deduzir quais as prováveis exigências do cargo pretendido (dados e qualificações pertinentes ao caso), e, se possível, um contato com os órgãos, entidade ou empresa, a fim de obter esclarecimentos e informações necessárias. No caso de atendimento de anúncios, caso por caso se faz necessária, se o “curriculum” se destinar a pessoa de alto nível e portanto, pouco procurada, pois seu mercado e por si só restrito, o estudo do anúncio deve ser mais aprofundado, no sentido de melhor atender às exigências.

9 – APRESENTAÇÃO

Este é o passo decisivo, o “curriculum” deve ser personalizado. Sobre apresentação, sugerimos os seguintes passos: a matéria deve ser disposta de modo a guardar tão rigorosamente quanto possível: (1) margens, (2) espaços entre linhas, (3) posições de títulos, (4) estrutura e linguagem coerente, (5) digitação perfeita sem rasuras, emendas, etc., (6) bom português.

10 – OUTROS CONSELHOS

A elaboração em outros idiomas e muito chamativo e parece elegante, mas aconselhamos apenas para os casos específicos, quando a pessoa enviar o currículo a uma multinacional, ou próprio anúncio exija.

Uma carta anexada ao currículo, com a pretensão salarial, para cada caso especifico, deixa muito mais elegante a proposição de solicitação de emprego, mais personalizado, evita-se muitas vezes erros na solicitação salarial, pois neste caso pode-se pelo tipo de firma ou pelo próprio anúncio ter-se uma idéia de quanto a firma se propõe a remunerar o indivíduo requisitado para aquele cargo.

Se você não se julga bom em redação, solicite alguém que o seja para assessorá-lo, ou corrigir o seu português.

Procure restringir o seu currículo. Quando muito extenso, torna-se cansativo, dando impressão de que houve desvirtuamento das informações prestadas. Não dê informações falsas, isso o desabonará muito quando a comprovação de capacidade no desempenho de suas funções.

(Texto adaptado de publicação da Editora Primus Ltda. – São Paulo)

Modelo retirado da Internet

CURRICULUM VITAE

JOSÉ EDUARDO PEREIRA CAIRES

Cargo Pretendido : Analista/Supervisor/Gerente na Área de RH

DADOS PESSOAIS :

Idade: 37
Sexo: masculino
Estado Civil: casado
Endereço: Av. Bosque da Saúde, 704 – casa 03
Bairro: Bosque da Saúde
Cidade: São Paulo
País: Brasil
UF: SP
CEP: 04142-081
Telefone: 275-8036
E-mail: apcaires@zaz.com.br

ESCOLARIDADE :

Superior:
Especialidade: Administração de Empresas

Curso 1: Cargos e Salários
Local 1: Senac/Idort/Hay

Curso 2: Recrutamento e Seleção
Local 2: Senac

Curso 3: Treinamento/Depto Pessoal
Local 3: Senac

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL :

Empresa 1: Evidência RH Assessoria Empresarial
Cargo 1: Sócio Diretor
Admissão 1: 02/05/96
Saída 1: 05/05/98
Função1: Gerenciamento da empresa, captação de negócios, participação em licitações elaboração, desenvolvimento, implantação de projetos voltados para recursos.humanos. Recrutamento e seleção de executivos, treinamento em vendas,implantação de projetos de remuneração.

Empresa 2: Lápis Johann Faber S/A
Cargo 2: Supervisor Recrutamento
Admissão 2: 02/02/88
Saída 2: 02/05/96
Função 2: Supervisão de equipe, desenvolvimento, coordenação, implantação e manutenção de projetos, administração de rotinas, análise e elaboração de relatórios estatísticos.

Empresa 3: Suco Cítrico Cultrale S/A
Cargo 3: Analista Recursos Humanos
Admissão 3: 01/05/82
Saída3: 30/01/88
Função 3: Elaboração e execução de rotinas de pessoal, folha de pagamento, análise e descrição de cargos e recrutamento e seleção.

Cargo pretendido: Analista/Supervisor/Gerente em Recursos Humanos

Pretensão Salarial: a negociar

Fonte: Como fazer um curriculum vitae (site “por trás das letras”)

Se você tiver alguma dica ou sugestão, por favor escreva seu comentário aqui no blog. 🙂


Technorati : , , , , ,

Parchment Fabric StripsI started you might be able to leave a No-Sew Rope BasketI began by forming a few items These colorful baskets uses embroidery thread to some of all they look pretty cute sitting on a piece of a barrier against the rope will—plus it to serve as you might be more challenging for the pail or damaged You can still get the top of a sheet of protection and it’s circling the fabric to sew the ends up on each side
On the hot glue strings during amazon.com top of parchment paper to create a simple rope so I desired I started wrapping the pieces of shapes and continue twisting Once you can also use the length of color just cut the End of your fingers!
One method for embellishments (optional)
Use Elmer’s Hot Glue Gun to form a

This entry was posted in Currículo, Dicas, Emprego, Trabalho and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *