Você é um consumidor verde?

Não, não estou me referindo a sua cor… 🙂

Ei burro! Do que ele tá falando?

– Dãnn…? Burro do que ele tá falando?!

O que eu quero perguntar é se você já parou pra pensar se o que você compra e consome pode prejudicar o meio ambiente? Em nossa sociedade baseada no consumismo desenfreado é importante aprendermos a ter essa consciência… 😕

🙂 Então o que é consumo ecológico? O site “Salve o Planeta” cita:

É a atitude de selecionar os produtos que compramos e usamos em nossas casas, dando preferência aos que menos contaminam e privilegiando as empresas que investem na preservação ambiental.

A questão ambiental é uma questão de interesses econômicos e por isso é tão importante tornar as atitudes de preservação lucrativas.

Quando os CONSUMIDORES preferem e consomem produtos “ecologicamente corretos” torna-se interessante economicamente produzir, investir e distribuir este tipo de produto, e todos nós saímos ganhando!!!

Um exemplo: Se cada consumidor passar a comprar papel reciclado, as empresas passarão a produzir papel reciclado em grande escala e deixarão de desmatar para produzir papel, pois ninguém compra papel virgem e se trona economicamente inviável a sua produção.Saiba como você pode ser um consumidor ecológico e se beneficiar economicamente.

Mas e como identificar quais produtos não prejudicam o meio ambiente e que são produzidos de forma sustentável? Alguns produtos já podem ser facilmente identificados, veja como:

Selo PROCEL

Selo PROCEL – Indica produtos com maior eficiência energética.

Eletrodomésticos: O selo PROCEL tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

Selo FSC

FSC – Indica quais empresas cuidam das florestas.

Madeira, papel: Empresas com o selo FSC, são concedidas as empresas que cuidam corretamente do manejo das florestas da qual retiram matéria prima. O FSC (sigla em inglês para Forest Stewardship Council, que significa Conselho de Manejo Florestal) é o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas mais significativas mundialmente. Surgida na década de 1990, esta organização não-governamental envolve ambientalistas, pesquisadores, engenheiros florestais, empresários da indústria e comércio de produtos de origem florestal, trabalhadores, comunidades indígenas, habitantes da floresta e instituições certificadoras de 34 países. O objetivo do FSC é difundir o manejo florestal conforme princípios e critérios que conciliam a preservação do meio ambiente com os benefícios sociais e a viabilidade econômica que são iguais no mundo inteiro.

Energy Star

Energy Star: produtos com este selo trabalham de acordo com a melhor eficiência energética possível.

Equipamentos de Informática (Computadores, Impressoras, etc..): Energy Star é um programa internacional voluntário de rotulagem em matéria de eficiência energética iniciado pela Agência de Protecção do Ambiente (EPA) dos Estados Unidos da América em 1992. Produtos com o selo Energy Star, utilizam energia com a melhor eficiência possível, isso é bom para os consumidores que vão gastar menos energia e para o meio ambiente.

Quer mais informações? Recomendo a leitura do texto “Indústrias e Meio Ambiente“. Ou o texto “O que é desenvolvimento sustentável?

E então?! Agora podemos ser consumidores mais verdes maduros a respeito desta questão? 🙂

Fontes:

This entry was posted in Alimentação Saudável, Consciência, Meio Ambiente, Planeta Sustentável, Qualidade de Vida, Reflexão, Saúde, Sustentabilidade and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *