Fiz o networking e nem sabia…

Sabes o que é o networking?

Networking

– Como anda sua rede de contatos?

Estava assistindo ao Fantástico, quando vi uma matéria interessante a respeito do “networking“, para quem não sabe o termo “networking“, hoje no mercado de trabalho é muito utilizado para representar a “rede” de contatos formado por pessoas que tem mesma afinidade profissional que você ou que conheçam estas pessoas e que vamos “adquirindo” durante nossa vida profissional… é importante manter esta rede sempre ativa e crescente, pois esta rede é semelhante à uma árvore, que você vai cultivando bem e um dia ela lhe renderá bons frutos…

Hoje o mercado é muito disputado e ter capacitação profissional, curso superior e até pós-graduação, não são mais vantagens competitivas na busca por um emprego melhor, portanto se quer manter a sua empregabilidade sempre tenha o seu networking bem ativo! 🙂 .

A matéria me fez lembrar de como “entrei” no mercado de trabalho e olha que eu nem sabia o que era esse tal de networking: Antes da Internet se popularizar, acho que lá por 1994/95 existia algo que logo foi substítuido pelo que a gente conhece de Internet: o Bulletim Board System ou para os íntimos o BBS, pois é, este era o meio de comunicação daquela época mais parecido com a internet que temos hoje. Outro dia explico com mais detalhes como funcionava um BBS e como era passar madrugadas tentando se conectar utilizando um modem discado de 2.400 bps, que caia a toda hora 😛 !!

Blue Wave

– O BWave tinha uma cara parecida com esta! Saudades dele? Nem um pouco… 🙂

Eu utilizava um programa que mandava mensagens eletrônicas para me comunicar com as pessoas era o BlueWave ou BWave, era uma espécie de e-mail da época, só que as respostas chegavam em algumas semanas ou dias… pois então a história começa por ai, logo que comecei a fazer o curso técnico de processamento de dados (hoje chamam de Informática…) precisava encontrar um lugar para fazer estágio, só que naquela época essa coisa de fazer “programa” não era muito bem recebido pelas agências de RH 🙂 , foi aí que tive uma idéia brilhante (coisa rara pra mim nessa época… 😛 ): – porque não mandar uma mensagem perguntando se ALLguém tinha uma vaguinha de estágio para me oferecer? Mandei a mensagem e fiquei esperando… e não é que deu certo!? Um conhecido meu (que eu só conhecia pela rede), me indicou para minha primeira entrevista de estágio! E deu certo, consegui o estágio e lá conheci outras pessoas que trabalhavam na mesma área que eu, e consequentemente foram me indicando para outros trabalhos, fiz faculdade e lá encontrei novos contatos e outros empregos, fiz cursos e por aí vai… praticamente todos os trabalhos que tive foram por essa rede de contatos que fui fazendo, o tal do networking… 🙂

This entry was posted in Currículo, Dicas, Emprego, Trabalho and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *