Dicas para não fazer feio no seu estágio.

Saber mais sempre ajuda…

Vida de Estagiário - by Allan Sieber
Quer ler mais tirinhas do “Vida de Estagiário”, veja no site do Allan Sieber😉

Minha época de estagiário já passou… bons tempos aqueles… só precisava estudar e trabalhar, agora tenho que estudar, trabalhar e pagar minhas contas. Mas para quem está começando em uma carreira profissional é sempre interessente ter algumas dicas do que fazer e NÃO fazer durante este período que pode definir para melhor ou para pior o futuro profissional no mercado de trabalho. No site Universia encontrei algumas dicas dos 10 erros que não devem ser cometidos em um estágio. Dessas dez dicas considero duas como as mais importantes, uma da Maria Ester Pires da Cruz, onde ela comenta a respeito de “Prender-se ao estágio pela bolsa-auxílio”:

“Tem muito estudante que se preocupa mais com o quanto ganha do que com aquilo que realmente aprende no estágio. Sei que a condição do jovem brasileiro não é fácil e muito aluno depende do dinheiro para pagar os estudos. O estágio, porém, é a fase em que ele está livre para errar, fazer testes, se desiludir. É nessa hora que ele deve priorizar seu aprendizado. O valor da bolsa-auxílio, neste caso, pode ser até um revés. Se um estudante tem um bom salário para a condição de estagiário, mas desenvolve atividades pouco desafiadoras e, por vezes, até desestimulantes, ele compromete seu futuro. O jovem precisa evoluir. Ficar no estágio por causa do salário o transforma em um trabalhador braçal e não em um estudante que tem um futuro pela frente. O mercado de trabalho, por sua vez, é muito cruel nesse sentido. Se você passou pelo estágio e se prendeu aquele que pagava mais, mas que não te ensinou muito, certamente você sofrerá conseqüências no futuro”.

Ficar preso por causa do valor do salário pode ser a pior coisa para o seu futuro profissional, não vou discutir aqui a necessidade econômica do estagiário, analiso pela ótica da formação do indivíduo. Nesta fase da formação, deve-se priorizar o aproveitamento no APRENDIZADO do estagiário, isso seria um investimento de longo prazo, que garante no futuro oportunidades melhores de trabalho e claro de melhores salários para o futuro profissional, portanto preferir trabalhar de graça e APRENDER o máximo que puder da profissão irá render muito mais que aquela bolsa remunerada onde você só serve cafezinho, tira cópias ou fica na fila do banco pagando as contas do seu chefe….

E a outra dica do Celso Dutra que fala a respeito de “Ter Vergonha de perguntar”:

“Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É muito importante exercitar a curiosidade mesmo que se trate de assuntos que não estejam diretamente ligados à sua área de atuação. Lembre-se que o estágio é uma oportunidade não só de demonstrar as suas competências, mas também de adquirir novos conhecimentos. Aliás, a curiosidade (ou a sede de aprender) é um diferencial que não deve ser perdido nunca, pois constitui uma das características fundamentais do profissional de sucesso. Só tenha o cuidado de escolher a hora certa para fazer suas perguntas, para não atrapalhar as atividades de quem vai responder.”

Oras, um estágio é o MELHOR momento em que você poderá esclarecer dúvidas (por mais idiota que a sua pergunta possa parecer) é o momento EXATO que você pode “errar” sem ser cobrado por isso, afinal você está aprendendo, senão não seria estagiário, ok?!

As outras dicas também são boas, se quiser conferir elas dê uma olhada no artigo “Conheça os 10 erros imperdoáveis cometidos num estágio

E bom estágio para você. 🙂

This entry was posted in Currículo, Dicas, Emprego, Estágio, Trabalho and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *