Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Saber é sempre bom… 🙂

Sanatório Vicentina Aranha
Vista do Sanatório Vicentina Aranha.

A tuberculose é uma das doenças que mais vitimam pessoas desde épocas mais remotas até hoje. 😥 Dada a facilidade de sua transmissão pelo ar contaminado por um paciente infectado com a bactéria, deve-se tomar uma série de cuidados para que a mesma não se alastre.

Me lembro que o tratamento dessa doença fez parte da história de São José dos Campos, que era considerado em épocas mais antigas um reduto excelente para tratamento dessa doença, devido aos seus bons “ares”, um ícone dessa história criado na década de 1920, foi o sanatório Vicentina Aranha.

Hoje é dia de combate mundial à Tuberculose, segundo a Agência Brasil:

[…]Lançada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, a data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, que ocorreu em 24 de março de 1882.

A descoberta do bacilo pelo pesquisador Robert Koch foi fundamental para o controle da tuberculose que, na época, vitimava grande parcela da população mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada com o bacilo de Koch sem, contudo, desenvolver a doença.

Em todo o mundo, a tuberculose mata mais que qualquer outra infecção curável. A cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem vitimadas pelo mal que, tem sido considerado, desde 1993, uma emergência mundial. Os países em desenvolvimento registram 95% dos casos e 98% das mortes pela doença.[…]

Veja a reportagem completa da Agência Brasil em “Dia de Combate à Tuberculose é lembrado em todo o mundo“.

Leia também algumas informações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Governo do Rio de Janeiro em “Perguntas e Respostas sobre a Tuberculose“.

Na Wikipedia: “Tuberculose“.

A respeito do sanatório Vicentina Aranha em “Perfil do Sanatório Vicentina Aranha

This entry was posted in Calendário, Saúde. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *