Primeiro de abril…

Hoje é primeiro de abril…

be you! (I know about what I'm saying)
Creative Commons License photo credit: procsilas

Hoje é dia 1º de abril, dia da mentira. Sobre a origem desta comemoração a Wikipedia nos diz:

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Ué, seria este o motivo do nome daquela rua? 😕

Mas continuando existe uma outra teoria sobre a referida data:

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Acho esta segunda teoria mais interessante e verídica, imagina naquela época um cara sai as ruas gritando: “-O rei Carlos mudou o calendário e o ano novo será comemorado em 1º de janeiro e blá, blá, blá…” até o povo todo saber da notícia e além disso acreditar 😯 nela, a confusão já estaria feita… 😆 heheh, hoje em tempos de internet, tv e telefone já ficamos desconfiados imagina naquela época… 😛

Bom dia da mentira! E não abuse ao pregar as peças… 😆

Fonte: Wikipedia “Dia da Mentira

This entry was posted in Cultura, Curiosidades, Datas Comemorativas. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *