Origem do Dia das Mães.

Mãe, parabéns hoje é seu dia! 😆

who are you?
Creative Commons License photo credit: bies

Data especial: Embora eu discorde em ter um dia para homenagear as mães (para mim todo dia é o dia dela! 😉 ), é interessante saber o motivo da escolha desta data para se comemorar o dia das mães.

No Brasil tradicionalmente se comemora a data sempre no segundo domingo do mês de maio. Já em outros países existem datas diferentes que marcam esta data, em Portugal por exemplo, usa-se o primeiro domingo do mês de maio.

Existem vários relatos a respeito da criação desta data:

  • Na Antiga Grécia a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus, considerada a mãe dos Deuses.
  • Na Igreja Cristã o mês de maio é considerado o mês de Maria, mãe de Jesus.
  • No começo do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.
  • A data simplesmente surgiu pela necessidade do comércio preencher o calendário de vendas no mês de maio, que segundo o comércio é a segunda maior data de vendas, só perdendo para o Natal.

Sobre a data no Brasil: No Brasil a data foi oficializada conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

É isso ai! Se você conhece outra estória a respeito da criação da data escreva para nós! 😉

E felicidades para todas as mães!

😆

Fontes:
Wikipedia:”Dia das Mães
Site Adventistas: “Pesquisa: Qual é a Origem do Dia das Mães?
“Qual a origem do Dia das Mães?”, O Guia dos Curiosos. Cia da Letras, S.P., 1995.
This entry was posted in Calendário, Cultura, Curiosidades, Datas Comemorativas, Você Sabia? and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Origem do Dia das Mães.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *