A Capoeira agora é patrimônio cultural! É do Brasil!

Cultura é sempre bom! Ainda mais se for do Brasil!

Jogar Capoëra

[Jogar Capoeira ou Danse de la guerre de Johann Moritz Rugendas, 1835]

Valorizar a nossa cultura é necessário e importante! Outro dia comentei aqui a respeito do queijo tradicional de minas ter se transformado em patrimônio cultural brasileiro. Agora o Iphan está trabalhando para que a Capoeira também se integre ao nosso patrimônio cultural. Isso é muito bom! Ponto para a nossa cultura! 🙂

Mas você sabe o que é a Capoeira? Eu não sabia, mas pesquisando descobri algumas coisas interessantes. Leia algumas informações que descobri a respeito:

Definição: A Capoeira é uma espécie de arte marcial (assim como o Caratê, por exemplo), só que a sua representação é mais ampla para ser classificada como “somente” arte marcial, ela é considerada uma forma de expressão cultural, onde são agrupados a dança, a cultura popular (folclore), a música e claro, a luta em si.

Caracteriza-se por movimentos agéis e complexos, com a utilização das mãos e elementos acrobáticos.

A principal diferença da Capoeira para as outras formas de luta é que a mesma tem o acompanhamento musical.

Como surgiu a capoeira? Esta expressão cultural foi desenvolvida por escravos africanos trazidos para o Brasil. Seu objetivo era preservar as tradições culturais e religiosas trazidas pelos povos africanos e também como uma forma de defesa, para resistir a seus opressores. Por se tornar uma forma de defesa eficiente e motivo de união dos diferentes povos africanos no Brasil, a capoeira foi reprimida e considerada subversiva, tendo sua prática proibida por lei decretado pelo marechal Deodoro da Fonseca (Lei 487, a partir de 11 de outubro de 1890). (Que absurdo! 😯 )

Sobre a palavra “capoeira” diz-se que é a representação à mata rasteira típica do interior do Brasil onde nesses campos ocorriam as lutas.

💡 Escrevi algumas de minhas conclusões a respeito da Capoeira, se você tiver mais alguma informação a acrescentar, por favor fique a vontade e escreva seu comentário. 😉

❓ Mais informações consulte as fontes a seguir:

Fontes:
Wikipedia: “Capoeira
Agência Brasil: “Capoeira pode se tornar patrimônio cultural brasileiro
UOL: “Capoeira vira Patrimônio Cultural brasileiro
This entry was posted in Cultura, Educação, Esportes and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *