Educação Financeira para todos…
Sempre fui a favor de que a “educação financeira” fosse matéria obrigatória nas escolas do ensino básico até o ensino superior. A disseminação deste tipo de conhecimento poderia fazer muitas mudanças na realidade de muitas famílias brasileiras. Aprender a fazer um planejamento, um orçamento doméstico, a economizar e a investir seu suado dinheirinho são temas essenciais na vida de qualquer um.
Apesar disso ainda não ser realidade, imagino que exista uma luz no fim do túnel, o governo federal está colocando no ar o site chamado da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Conforme informações do próprio site a respeito do que é o ENEF:
[…] O desenvolvimento de um projeto nacional de Educação Financeira, iniciativa das entidades e dos órgãos integrantes do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização – COREMEC, responde a uma necessidade atual da sociedade.
As mudanças econômicas, sociais e tecnológicas dos últimos anos têm apontado para a urgência na implementação de ações com o objetivo de educar financeiramente a população, e não apenas no Brasil. No mundo inteiro, o mercado financeiro está cada vez mais sofisticado e novos produtos são oferecidos continuamente ao público.
Através da Educação Financeira, consumidores e investidores aperfeiçoam sua compreensão dos produtos financeiros e também desenvolvem habilidades e segurança para se tornarem mais conscientes dos riscos e oportunidades financeiras, para fazerem suas escolhas e para saberem onde buscar ajuda, melhorando assim a relação com suas finanças. […]
A idéia é que entidades ou as pessoas contem suas experiências ligados a educação financeira para que depois de avaliadas pelo grupo da ENEF possam ser aproveitadas, aperfeiçoadas e compartilhadas com todos. Legal né?! Tomara que a iniciativa dê certo! 😉
1 Response to Vida e Dinheiro.