Blogs e concursos públicos.

Se você pensava que blog, era só coisa de adolescente…

Domingo fiz o concurso público do SERPRO para o cargo de analista desenvolvedor de sistemas e algo que chamou minha atenção foi uma questão de conhecimentos básicos que tinha um assunto que há tempos começou a ser mais divulgado pela grande velha mídia: blogs.

Texto da questão...

Texto da questão...

Aparentemente os blogs saíram da penumbra e do estigma de “coisas de adolescentes” ou como sempre diz o Maurício Kubrusly lá no Fantástico, um mero “diário de bordo”, hoje a ferramentablog” é o grande catalisador que sintetiza o que eu considero que é a essência da Internet e que alguns insistem em dizer ser a tal da Web 2.0: Interatividade e ação, onde qualquer pessoa pode gerar conteúdo, interagir com outras pessoas, criar debates, trocar pensamentos e idéias, compartilhar informações, tudo isso de maneira fácil, com acesso instantâneo, sem cortes, sem barreiras, sem limites e nenhuma censura. Tudo isso devido a sua facilidade de uso, em segundos uma pessoa sem grandes conhecimentos de informática, mas com grandes idéias na cabeça para compartilhar, pode criar um blog.

É pensar, clicar e postar! Pronto! 😉

A revista Época comentou o assunto, José Saramago se rendeu aos blogs, Barack Obama utilizou e aqui no Brasil, quando a coisa chega até a novela das oito nove é porque o negócio tá “bombando” e veio para ficar…

Pelo menos esta questão eu respondi… 😛

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Novas regras para o serviço de atendimento telefônico ao consumidor.

Será o fim do nosso martírio?!

call center
Creative Commons License photo credit: vlima.com

Quem nunca teve problema com o atendimento telefônico ao consumidor de qualquer empresa que atire o primeiro celular… 😛

Problemas no atendimento, ligações que caem misteriosamente quando você fala a palavra “cancelar…”, transferências para milhares de departamentos, atendentes que pedem a toda hora seus dados, horas esperando para ser atendido, a musiquinha irritante, o 0300 que é você que paga e outras formas de dificultar o atendimento ao consumidor… tudo isso deverá acabar a partir de hoje… 😕

O Decreto 6.523/08 determina novas regras para o atendimento telefônico ao consumidor pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs). Veja algumas das regras:

  • o consumidor não deverá esperar mais do que um minuto para ser atendido. Ao ligar para um SAC, o consumidor deve ter a opção, logo no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, de falar diretamente com o atendente, sem ter que fornecer seus dados antes;
  • O serviço deve funcionar todos os dias durante 24 horas;
  • o pedido de cancelamento de um serviço deve ser registrado imediatamente e os efeitos do cancelamento também devem ser imediatos;
  • os consumidores poderão pedir, em um prazo de 72 horas, cópia da gravação do atendimento, que poderá ser usada para posteriores reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. As gravações devem ser mantidas por 90 dias;
  • o atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara;
  • Um número de PROTOCOLO de atendimento deve ser informado ANTES de iniciar todo o processo de atendimento ou seja se a ligação cair, consumidor poderá continuar o atendimento de onde parou.

💡 Se quiser mais detalhes, você pode ler o Decreto 6.523/08 diretamente no site da Casa Civil na Presidência da República.

Quem deve cumprir as novas regras? As determinações valem para:

  • serviços de telecomunicações;
  • instituições financeiras;
  • companhias aéreas;
  • transportes terrestres;
  • planos de saúde;
  • serviços de água;
  • energia elétrica.

As regras não valem para oferta e contratação de produtos e serviços realizadas pelo telefone.

Faça cumprir seus direitos: Quem não receber o atendimento adequado poderá denunciar ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), Ministérios Públicos, Procons, Defensorias Públicas e entidades civis que representam a área.

Fonte:
Agência Brasil: “Novas regras para atendimento ao consumidor pelo telefone começam a valer a partir de amanhã
Presidência da República: “DECRETO Nº 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008.

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Emergência em Santa Catarina: Como ajudar as vítimas das enchentes.

Estado de emergência…

Foto Adriana Franciosi. Diário Catarinense: Imagem aérea com a destruição das casas e o desmoronamento de encostas em Blumenau.

Imagem aérea com a destruição das casas e o desmoronamento de encostas em Blumenau. (Foto Adriana Franciosi. Diário Catarinense)

São impressionantes os estragos causados pela força das chuvas desses últimos dias. Santa Catarina simplesmente está debaixo d’água, cidades inteiras estão isoladas, sem água encanada, energia elétrica e telefonia. Dados da defesa civil estimam que quase 80 mil pessoas estão desabrigadas e a mídia não para de dar más notícias a toda hora…  quem mora por aqui, mesmo não estando nos locais de desastres, teve sua vida afetada em menor ou maior grau. 🙁

Todas as formas de colaborar nesta hora difícil são válidas, por isso reuni algumas informações para você que, morando ou não em Santa Catarina possa colaborar com as vítimas das enchentes.

A Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizou algumas informações para quem quiser colaborar:

A Região da Grande Florianópolis conta com 14 locais de arrecadação de donativos para as vítimas das cheias. São 10 pontos em Florianópolis, três em São José e um em Biguaçu. Confira:

Blumenau.

  • Organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a recepção dos donativos e a sua distribuição estão a cargo da CDL de Blumenau. Os envios de materiais devem ser feitos para a Casa do Comércio (Alameda Rio Branco, 165, Blumenau).
  • Contribuições em dinheiro podem ser doadas pela conta corrente aberta especialmente para esse fim: Banco do Brasil, agência 0095-7 – conta corrente 500.000-9. O CNPJ da CDL/Blumenau é 8265970015/0001-15. (fonte: Diário Catarinense)

Florianópolis

  • Assembléia Legislativa – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 – Centro – Fone: (48) 3221.2500;
  • Procon – Rua Victor Meirelles nº 53, Centro (próximo à Praça XV) – (48) 3224-4676.
  • Portal Turístico – cabeceira continental da ponte Pedro Ivo Campos;
  • Supermercado BIG – Rod BR 282 Km 3,500 (48) 3901-1811;
  • Supermercado BIG Shopping Iguatemi – Av. Madre Benvenuta, 587 – Santa Mônica – (48) 3239-8700;
  • LBV – Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226 – Estreito – (48) 3271-4300;
  • Sicoob – Rua Tenente Silveira, 94 – 3º andar – Centro – (48) 3261-9000;
  • UFSC – Cidade Universitária – Trindade – (48) 3721-9000;
  • Lojas Cassol – Rod.: SC 401- Km 01, s/n Itacorubi – (48) 3028.7005 / R.: Henrique Valgas, s/n Centro – (48) 3028.7004;
  • Supermercados Imperatriz – Via há pouco pela TV que a rede de supermercados Imperatriz também está recolhendo as doações.

São José

  • Supermercado Giassi – Av. Irineu Bornhausen, 425 – Campinas – (48)3381-400;
  • Lojas Cassol: Av.: Presidente Kennedy, 1953 – Campinas – (48) 3035-8000 / Av.: Leoberto Leal, 1241 – Barreiros – (48) 3035.7003;
  • Secretaria de Ação Social – Cidade das Crianças – Br. 101 – Km. 202, 3.697 – (48) 3281-6744;

Biguaçu

  • Secretaria de Assistência Social – Rua Lúcio Born, (48) 3285-1073.

Recomendações.

A Defesa Civil pede que sejam observadas algumas condições para o efetivo aproveitamento das doações:

  • Alimentos: devem estar dentro do prazo de validade; não-perecíveis; observar integridade das embalagens;
  • Colchões e roupas de cama: bom estado de conservação e prontos para utilização; devem estar limpos;
  • Roupas e calçados: limpos e em condições de uso; não podem estar danificados/ os calçados devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo); numeração deve ser marcada externamente (no solado), com caneta;
  • Utensílios domésticos: devem estar funcionando e em bom estado de conservação.

Na blogosfera:

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Carrinhos de bebê: Uma mudança simples pode trazer benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Uma posição muda tudo…

Denver's First Shopping Spree
Creative Commons License photo credit: ahhyeah

Curiosa uma pesquisa realizada na Universidade de Dundee em colaboração com a caridade National Literacy Trust (Fundo Nacional de Alfabetização, em tradução livre). O estudo realizado pela pesquisadora Suzanne Zeedyk, constatou que a posição do carrinho pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Observando mais de 2700 grupos de pais e filhos, onde as crianças andavam por um quilômetro em um carrinho que as colocava de costas para a mãe e depois mais um quilômetro na posição em que o bebê pudesse olhar para a mãe foi possível verificar algumas mudanças no estado das crianças, segundo a pesquisa:

[…] Apenas um bebê deu risada durante a primeira parte do trajeto, enquanto metade deles riu durante a segunda metade.
Além disso, a média do batimento cardíaco das crianças caiu levemente quando elas olhavam para a mãe e tinham duas vezes mais chances de dormir – o que indica níveis mais baixos de estresse, segundo Zeedyk.[…]

Resultados da Pesquisa: O estudo da universidade observou que os pais que usavam carrinhos no qual a criança ficava de frente para quem está empurrando tinham duas vezes mais chances de conversar com os filhos.

Segundo Zeedyk:

[…] “Se bebês estão passando grande parte do tempo em um carrinho que prejudica a habilidade de se comunicar facilmente com os pais, em uma idade em que o cérebro está desenvolvendo mais do que nunca, então isso tem que ter um impacto negativo no desenvolvimento”.

“Nosso experimento mostrou que, simplesmente virando a posição do carrinho, os pais passavam a falar mais com seus filhos.”

“Nossos dados sugerem que para muitos bebês hoje, a vida em um carrinho é emocionalmente mais pobre e possivelmente mais estressante. Bebês estressados crescem para se tornar adultos ansiosos”, afirmou. […]

Esta pesquisa demonstra que quanto mais contato direto os pais tiverem com os filhos, seja através do olhar, ao conversar e a transmitir confiança, no futuro teremos adultos mais seguros, menos ansiosos e estressados. E quanto mais cedo isso for feito, mais simples será… basta virar a posição do carrinho para começar…  😉

Fonte:
BBCBrasil: “Posição de carrinho ‘pode afetar desenvolvimento do bebê’


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E chove chuva em Floripa…

Chove, chove, chove, chove…

When the rain comes...
Creative Commons License photo credit: VeVi (travelling from Vista to Ubuntu. Back soon)

Chove chuva, chove sem parar… Não sei como está o tempo pelo resto do Brasil, mas aqui em Santa Catarina a chuva não para mais! Parece brincadeira mas aqui em Florianópolis, para ser mais específico, chove direto há mais de 50 (cinquenta!) dias! 😯 Vou dormir, tá chovendo, acordo, tá chovendo, vou trabalhar, tá chovendo, saio do shopping tá chovendo, tô escovando os dentes tá chovendo, até quando apareceu um solzinho (dia 15/11, acho que por umas seis ou oito horas…) por aqui… choveu!!!

Mas porque tanta chuva?? 😕 Algumas ponderações para explicar este fenômeno… qual seria então o motivo de cair tanta água nessa terra? Seria…

a) A crise econômica mundial?

b) A eleição do Barack Obama?

c) Alguém esqueceu a torneira aberta lá no céu?

d) A subida do Avaí pra série A depois de 29 anos?

e) O aquecimento global?

f) A seleção do Dunga ter goleado Portugal?

g) O Osama?

h) O Bush?

i) O Hugo Chávez?

j) O Lula?

k) O fim dos tempos com um mega-dilúvio?

l) Alienígenas querendo nos matar afogados?

m) Tudo Isso Junto?!

Esqueci alguma coisa? Coloque o seu motivo aqui: n) __________________________.

. ➡ Falando em chuva lá na Austrália também anda chovendo… e eu reclamando da chuva por aqui… dá uma olha nesse vídeo 😯 :

Por aqui tá quase igual… 😐

E ai?! alguém tem alguma explicação?!! 😕

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