Como fazer um curriculum vitae

Saber nunca é demais…: Outro dia tinha já tinha postado algo parecido em Dicas para fazer seu Currículo, porém nunca é demais saber mais… 😉 . Pois navegando por ai (mais especificamente no site “por trás das letras“) encontrei essas dicas para fazer um currículo ou curriculum…

Como fazer um curriculum vitae

1 – DEFINIÇÃO

Curriculum vitae. Expressão latina significando curso de vida. Conjunto de indicações biográficas relativas ao nome, idade, estado civil, situação, estudos, diplomas, obras publicadas e outras atividades de um estudante, candidato a um cargo, exame, concurso, etc. Livro ou documento onde figuram essas indicações (Delta Larouse – 1972), resumindo: é o documento que fornece uma visão ampla e geral do requerente como indivíduo.

2 – OBJETIVO

Trata-se de um documento especialmente elaborado para apresentação pessoal de forma indireta.
Tem como finalidade fornecer dados e informações pessoais quanto a escolaridade, experiência profissional e planos de trabalho.

3 – CAMPO DE APLICAÇÃO

Destina-se a apresentar dados e informações pessoais de forma sintética e ordenada, nos mais variados casos: solicitação de emprego, concessão de bolsas de auxílios, inscrição, auxílio a projetos etc.

Recomenda-se também a utilização deste documento em outras situações, como: trabalhos enviados a congressos, simpósios, colóquios para apresentação de conferencista, em atividades públicas para comprovar suas reais qualificações; em obras de caráter tecno-científico ou literário para se poder avaliar o autor.

4 – TIPOS

Existem vários tipos de curriculum vitae.

Os currículos de profissionais liberais merecem um cuidado todo especial na elaboração, tendo em vista que este tipo de profissional precisa mostrar desde o início sua capacidade para o que se propõe a fazer, além de fugir muitas vezes a qualquer modelo padronizado de “curriculum”, não sendo possível se estabelecer um modelo rígido que se aplique a todos os casos.

5 – TEXTO

O curriculum vitae deve apresentar dados objetivos, isto é, deve ser livre de todo comentário pessoal ou de críticas e julgamentos de valores, quer sobre si próprio (o apresentante) quer sobre as pessoas com quem ele conviveu no ambiente de trabalho, e muito menos sobre a situação ou organização interna da empresa em que trabalhou. Devem de qualquer modo ser evitadas críticas sobre método e processos da empresa ou caráter pessoal de seus dirigentes.

Os aspectos positivos ou negativos da redação ou informações que a pessoa fornece em seu “curriculum” dão entre outras a delimitação e visão para o analista de cargos na empresa, da personalidade, fidelidade e confiabilidade da pessoa.

Frases e o uso da primeira pessoa são mais diretas e convincentes. Recomendamos o uso da primeira pessoa. Por exemplo: Implantei, construi, vendi, organizei etc. Com relação às datas, devem sempre ser colocadas de forma cronológica inversa, iniciando-se com o mais recente, evite dividir palavras no fim das linhas.

6 – ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIA

As seções que tratam de escolaridade e experiência, constituem as partes essenciais do “curriculum”, visto que as pessoas são basicamente avaliadas quanto a estes dois aspectos. Se um deles não é tão rico, deve-se compensar o fato com o outro. Alguém que possua experiência limitada, deve detalhar a natureza de sua escolaridade tanto num quanto noutro caso, nunca se deve passar por alto em ambas as partes.

Por referências pessoais, subentende-se nomes de pessoas que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade/honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.

7 – ESTILO

A apresentação concisa e freqüentemente seletiva de informações e dados deve ser inteligível por si mesma.

Referência a títulos, estabelecimentos de ensino, órgãos, entidades, empresas, distinções ou prêmios recebidos, associações cientificas em que foi admitido, etc. não deve ser expressa por abreviaturas ou siglas, a não ser que muito conhecidas internacionalmente.

8- PASSOS ESSENCIAIS

O último passo para elaboração de um “curriculum” e a sua redação. antes deste, outros são necessários, mas a redação deve ser clara, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo.

O primeiro passo, de um modo geral, é deduzir quais as prováveis exigências do cargo pretendido (dados e qualificações pertinentes ao caso), e, se possível, um contato com os órgãos, entidade ou empresa, a fim de obter esclarecimentos e informações necessárias. No caso de atendimento de anúncios, caso por caso se faz necessária, se o “curriculum” se destinar a pessoa de alto nível e portanto, pouco procurada, pois seu mercado e por si só restrito, o estudo do anúncio deve ser mais aprofundado, no sentido de melhor atender às exigências.

9 – APRESENTAÇÃO

Este é o passo decisivo, o “curriculum” deve ser personalizado. Sobre apresentação, sugerimos os seguintes passos: a matéria deve ser disposta de modo a guardar tão rigorosamente quanto possível: (1) margens, (2) espaços entre linhas, (3) posições de títulos, (4) estrutura e linguagem coerente, (5) digitação perfeita sem rasuras, emendas, etc., (6) bom português.

10 – OUTROS CONSELHOS

A elaboração em outros idiomas e muito chamativo e parece elegante, mas aconselhamos apenas para os casos específicos, quando a pessoa enviar o currículo a uma multinacional, ou próprio anúncio exija.

Uma carta anexada ao currículo, com a pretensão salarial, para cada caso especifico, deixa muito mais elegante a proposição de solicitação de emprego, mais personalizado, evita-se muitas vezes erros na solicitação salarial, pois neste caso pode-se pelo tipo de firma ou pelo próprio anúncio ter-se uma idéia de quanto a firma se propõe a remunerar o indivíduo requisitado para aquele cargo.

Se você não se julga bom em redação, solicite alguém que o seja para assessorá-lo, ou corrigir o seu português.

Procure restringir o seu currículo. Quando muito extenso, torna-se cansativo, dando impressão de que houve desvirtuamento das informações prestadas. Não dê informações falsas, isso o desabonará muito quando a comprovação de capacidade no desempenho de suas funções.

(Texto adaptado de publicação da Editora Primus Ltda. – São Paulo)

Modelo retirado da Internet

CURRICULUM VITAE

JOSÉ EDUARDO PEREIRA CAIRES

Cargo Pretendido : Analista/Supervisor/Gerente na Área de RH

DADOS PESSOAIS :

Idade: 37
Sexo: masculino
Estado Civil: casado
Endereço: Av. Bosque da Saúde, 704 – casa 03
Bairro: Bosque da Saúde
Cidade: São Paulo
País: Brasil
UF: SP
CEP: 04142-081
Telefone: 275-8036
E-mail: apcaires@zaz.com.br

ESCOLARIDADE :

Superior:
Especialidade: Administração de Empresas

Curso 1: Cargos e Salários
Local 1: Senac/Idort/Hay

Curso 2: Recrutamento e Seleção
Local 2: Senac

Curso 3: Treinamento/Depto Pessoal
Local 3: Senac

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL :

Empresa 1: Evidência RH Assessoria Empresarial
Cargo 1: Sócio Diretor
Admissão 1: 02/05/96
Saída 1: 05/05/98
Função1: Gerenciamento da empresa, captação de negócios, participação em licitações elaboração, desenvolvimento, implantação de projetos voltados para recursos.humanos. Recrutamento e seleção de executivos, treinamento em vendas,implantação de projetos de remuneração.

Empresa 2: Lápis Johann Faber S/A
Cargo 2: Supervisor Recrutamento
Admissão 2: 02/02/88
Saída 2: 02/05/96
Função 2: Supervisão de equipe, desenvolvimento, coordenação, implantação e manutenção de projetos, administração de rotinas, análise e elaboração de relatórios estatísticos.

Empresa 3: Suco Cítrico Cultrale S/A
Cargo 3: Analista Recursos Humanos
Admissão 3: 01/05/82
Saída3: 30/01/88
Função 3: Elaboração e execução de rotinas de pessoal, folha de pagamento, análise e descrição de cargos e recrutamento e seleção.

Cargo pretendido: Analista/Supervisor/Gerente em Recursos Humanos

Pretensão Salarial: a negociar

Fonte: Como fazer um curriculum vitae (site “por trás das letras”)

Se você tiver alguma dica ou sugestão, por favor escreva seu comentário aqui no blog. 🙂


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O Papa é POP!…

Foto: Divulgação
A visita do Papa Bento XVI, já está movimentando o grande mercado de souvenirs. O representante máximo da Igreja Católica vende medalhinha, CD de músicas, terços e toda sorte de lembranças que o comércio ainda irá inventar para aproveitar esta oportunidade. Realmente o Papa é POP! 🙂

Segundo a reportagem do G1(trecho do texto):

Medalhas comemorativas da visita do Papa Bento XVI ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida já são vendidas pela internet e pelo telefone. Com valores entre R$ 98 e R$ 300, os itens banhados em bronze, prata e ouro são o carro-chefe de uma série de produtos que serão vendidos por órgãos ligados à Igreja Católica.

As medalhas, encomendadas pelos administradores do Santuário Nacional de Aparecida, serão produzidas em uma parceria entre a Telepost e a Brindes.com. Segundo o empresário Paulo Braga, diretor da Telepost, o Santuário (a 167 km de São Paulo) também comercializará itens populares baseados no desenho da medalha. Serão medalhinhas, chaveiros e pingentes para celular e para correntes, todos planejados para custar abaixo de R$ 5.

Referências:

  1. Santuário vai vender medalhas e até pingentes de celular do Papa
  2. CD com hino para visita do papa é lançado em Aparecida
  3. Visita do Papa movimenta setor hoteleiro em SP
  4. Saiba mais a respeito de Bento XVI ou Joseph Alois Ratzinger na Wikipedia



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Dicas para fazer seu Currículo


Atrás de um emprego? 🙂
Não sabe nem por onde começar para preparar seu currículo, veja as dicas da Lucia Reggiani::

Pensou em emprego, pensou em currículo. Primeira etapa do processo de seleção de qualquer empresa, o currículo tem a função de resumir o que o profissional é e o objetivo de levá-lo para a segunda etapa, a entrevista.

Trocando em miúdos, seu currículo precisa causar boa impressão e dar a quem lê a vontade de conhecê-lo. Como fazer isso com uma lista de realizações em TI? A receita é de Marcelo Mariaca, calejado especialista em recrutamento e transição de carreira, em dez tópicos:

1- Mantenha o currículo em duas páginas – mais do que isso, ninguém lê.

2- Comece a primeira página com um cabeçalho breve – nome, endereço, CEP, telefone, celular e e-mail são mais do que suficientes para o
empregador o encontrar.

3- Posicione-se num perfil resumido – por exemplo, gerente de projetos de TI com experiência em comércio eletrônico, bacharel em Ciência da Computação com inglês fluente.

4- Na segunda página, comece com o item Formação acadêmica, alinhando título e instituição em que estudou, do mais recente até o Ensino Médio, mencionando as datas.

5- Em Experiência profissional, vá da mais recente para trás, listando empresa, cargos e um sumário de 3 a 4 linhas sobre realizações
relevantes.

6- Em Outras informações, coloque dados pessoais, como data de nascimento, estado civil, cursos de grande relevância, viagens internacionais, estágios.

7- Não inclua referências: elas só servem para amolar as pessoas com os telefonemas dos recrutadores.

8- Evite dados controvertidos como posição política e filiação religiosa.

9- Revise o texto várias vezes – erros de Português são inaceitáveis.

10- Nada de fotos (para evitar preconceitos) nem pretensão salarial (pode parecer pretensioso demais).

Postado por
– Lucia Reggiani
– 01/03/2007 – 20:49

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Ainda sobre o Bush no Brasil…


Outro dia comentei a respeito da visita do ilustrí­ssimo presidente norte americano…
Encontrei algo muuuuiiittto interessante a respeito dos reais interesses do Bush em nosso paí­s verde-amarelo… 🙂 veja o ví­deo…

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Você se lembra em quem votou na última eleição?!

Pois é… esta é uma pergunta que demorei uns dez minutos para lembrar e poder responder… e me lembrei, na última eleição em votei em… opa! Peraí, isso não interessa, o voto é secreto e tal… 😛
Pois bem indo ao que realmente interessa, no site do G1, encontrei algo muito útil e que todos nós cidadãos brasileiros deveríamos fazer mais regularmente: prestar atenção no que os nossos “eleitos” estão fazendo para o bem do nosso país. Então um trecho da reportagem diz:

A internet permite que a população fiscalize e acompanhe a atuação dos deputados e senadores. Os sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal trazem informações como lista de presença, votações, produção de leis, comissões e pedidos de reembolso de despesas feitos pelo parlamentar.

Em um país que adora os programas de reality shows como o BBB, essa possibilidade de poder acompanhar o que cada político faz no seu dia-a-dia deveria se tornar uma mania nacional. Já pensou? -Você viu o que o Deputado Fulano propôs na Câmara? -Olha o Senador Ciclano não aparece no senado há duas semanas… pois é, se todos nós fizéssemos isso em vez de ficarmos hipnotizados na frente da TV e gastando ligações telefônicas para eleger quem deve e quem não deve sair do BBB… as coisas melhorariam e em vez de só um ganhar um milhão todos nós ganharíamos…

Bom finalizando isso… o que eu queria dizer é que o G1 está com alguns tutoriais explicando de forma fácil como podemos ver o que nossos Deputados e Senadores estão fazendo, se estão trabalhando, que leis aprovam, etc…

Ah! 🙂 o link é
http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL11819-5601-5589,00.html

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