Conhece Nauru?

Bem Vindo a Nauru! Hein?! :-?

Brasão de Nauru

- Brasão da República de Nauru.

Curioso de plantão: Quase todo dia dou uma olhada na página inicial da Wikipédia pois sempre aparecem informações interessentes sobre vários assuntos, e para todo bom curioso que se preze, essa é a página inicial ideal para quem gosta de assuntos aleatórios a respeito de tudo :-) . E vivendo e aprendendo sempre, descobri mais uma por intermédio maior enciclopédia do planeta… Nauru! Isso mesmo! Conhece um país chamado Nauru? Nem eu conhecia até agora… :-) é praticamente um dos menores países do mundo, tanto que nem existe uma capital oficial para o país, se bem que aqui pelo Brasil, nossa capital Brasília, não faria falta nenhuma… :-P . Continuando leia mais a respeito a seguir:

Nauru é um dos menores países do mundo, sendo a menor república, resumindo-se a uma pequena ilha da Micronésia, relativamente isolada, anteriormente conhecida como Pleasant Island (“ilha aprazível”). Os territórios mais próximos são Kiribati, a leste, as Ilhas Marshall, a nordeste, as Ilhas Salomão, a sudoeste, a Papua-Nova Guiné, a sudoeste, e os Estados Federados da Micronésia, a noroeste.

Bandeira de Nauru

- Se você ver esta bandeira já sabe: É de Nauru! :-)

Nauru é o menor país insular do mundo, cobrindo somente 21 km², a menor república independente e o único país do mundo que não tem oficialmente uma capital; Yaren é a maior cidade e onde se encontra a administração do país.

Inicialmente habitada por povos micronésios e polinésios, Nauru foi anexada e designada uma “colônia” pela Alemanha até o final do século XIX, e tornou-se um território mandatário administrado pela Austrália, pela Nova Zelândia, e pelo Reino Unido depois da Primeira Guerra Mundial. A ilha foi ocupada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial, e depois a guerra estabeleceu a tutela novamente.

Foto de Satélite de Nauru

- Se um dia você for até Nauru, a foto de satélite tá ai… :-P

Nauru é uma ilha rica em rocha fosfática, e sua atividade econômica primária desde 1907 foi a exportação de fosfato da ilha. Com o esgotamento das reservas de fosfato, seu ambiente severamente degradado pela mineração, e a confiança estabelecida para administrar a riqueza da ilha significativamente reduzida em valor, o governo de Nauru ordenou a medidas excepcionais para obter o rendimento. Na década de 1990, Nauru resumidamente tornou-se um paraíso fiscal e centro de lavagem de dinheiro. Desde 2001, aceitou o apoio do governo australiano; em troca deste apoio, atualmente a ilha tem um centro de detenção de pessoas que procuram asilo na Austrália, que é parte da sua “Solução Pacífica”.

Fonte: Wikipédia: “Nauru


0 Responses to “Conhece Nauru?”


  • No Comments

Leave a Reply

*