Dia nacional da dor de cabeça! Pode isso?!

…pode sim! E viva para o dia da dor de cabeça!!! :lol:

Dor de cabeça, ninguém merece!
Creative Commons License photo credit: obo-bobolina

Viva para a saúde, isso sim!: Caracas essa é nova para mim 8-O : Não sabia que existia um dia nacional da cefaléia ou falando no “popular” a tal da “dor de cabeça”. Brincadeiras a parte, o dia 19 de maio é utilizado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) como data especial para chamar a atenção da população a respeito da cefaléia e dos problemas da automedicação, algo tão comum entre nós. Conforme a ABN:

[...] Quem nunca sentiu uma dor de cabeça? Uma crise de enxaqueca pode ser terrível e incapacitante como descrevem os sofredores desta patologia tão comum. Segundo o departamento de Cefaléia da Academia Brasileira de Neurologia, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem com dores de cabeça no Brasil.

O que não se admite é que esses pacientes façam o uso abusivo de analgésicos. Essas medicações, na maioria das vezes, não prescritas por médicos, mas por balconistas de farmácias, vizinhos ou amigos podem não só piorar como cronificar uma dor de cabeça que era esporádica ou então, até mesmo, prejudicar o diagnóstico de várias doenças. [...]

300 tipos de cefaléias (haja dor de cabeça!), segundo reportagem da Agência Brasil:

[...] Existem quase 300 tipos de cefaléias catalogados, de acordo com informações da ABN. Porém, a dor de cabeça pode disfarçar a presença de outras doenças, muitas vezes, mais graves. Por isso, a academia alerta para a necessidade de consultar especialistas sobre o assunto.

“Nas cefaléias primárias não existem lesões cerebrais e sim um distúrbio químico em relação aos neurotransmissores – substâncias que circulam no cérebro e o fazem o funcionar. A dor de cabeça é uma doença neurológica e não têm sintomas. As dores secundárias, porém, são patologias em que o paciente pode ter desde um tumor, hemorragia ou traumatismo”, explica a médica do Departamento de Cefaléia da ABN.
Patricia Machado Peixoto explica ainda que para obter um diagnóstico mais preciso sobre as causas da dor de cabeça deve-se recorrer à cefaliatria, subespecialidade da neurologia.
[...]

:idea: Então fique atento! Sempre consulte um médico ante de sair por ai tomando remédios! ;-)

Fontes:
Site da ABN: “Dia Nacional da Cefaléia
Agência Brasil: “Uso excessivo de analgésicos é uma das principais causas de dor de cabeça


0 Responses to “Dia nacional da dor de cabeça! Pode isso?!”


  • No Comments

Leave a Reply

*