Vivendo e aprendendo sempre…
[Feira de Caruaru – Patrimônio Imaterial] photo credit: allanpatrick
Falei em outro post que o modo artesanal de fazer queijo-de-minas tinha virado patrimônio cultural, só que mais especificamente um “patrimônio imaterial”. Mas você sabe o que significa ser um “patrimônio imaterial”? Eu não sabia e descobri que o responsável por este trabalho é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo o Iphan:
[…] Entende-se por Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, a forma de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.) – junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e as pessoas reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural e que são transmitidos de geração em geração. O instrumento legal que assegura a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil é o registro. […]
O trabalho do Iphan é cuidar da pesquisa e catalogação dos bens culturais e de execução do processo de registro do patrimônio em questão.
Mais informações no site do Iphan em http://www.iphan.gov.br 😉
5 Responses to Você sabe o que é “patrimônio imaterial”?