Sobre receptores de TV Digital USB e Copa do Mundo.

Funciona!

Lounge Setup
Creative Commons License photo credit: William Hook

Em época de Copa do Mundo, no que a gente vive pensando? Em bola?! Não… em uma TV para ver os jogos… 😆 , nunca foi tão interessante ter próximo da gente um aparelho de TV. E em tempos de internet, twitter, web 2.0, etc, etc e etc. não existe nada melhor do que a boa e velha televisão para acompanhar um bom jogo de futebol, apesar de que até o fim desta primeira rodada da Copa da África só tenho tido decepções com os jogos, com poucos gols e partidas desanimadoras 🙁 . Comentei em outro post se valia mesmo a pena comprar uma TV LCD  para acompanhar os jogos, embora não tenha comprado uma TV, encontrei uma outra alternativa intermediária, que me atendeu muito bem, pois já tenho um monitor de 22 polegadas em resolução para HDTV (o tal 720p…): um receptor USB de TV digital. Em um outro post andei pesquisando a respeito do assunto e decidi arriscar a comprar um modelo entre dois, dos quais o pessoal do forum HT estavam indicando, que são o PixelView PlayTV USB Hybrid e o VISUS TV Xtreme. Ambos os modelos, embora de fornecedores diferentes, tinham praticamente as mesmas funcionalidades nos seus receptores de TV USB:

  • TV digital de alta-definição no padrão brasileiro (SBTVD / ISDB-T) em Full-Seg e One-Seg;
  • TV analógica;
  • Rádio FM;
  • Antena TV/FM (conector-F/Coaxial)
  • Entradas de audio e vídeo por meio de adaptadores  S-Vídeo, vídeo composto (RCA), áudio estéreo (1/8”).

Acabei decidindo pelo modelo da marca VISUS, o modelo VISUS TV XTREME USB. Ao pesquisar as especificações técnicas, os dois são praticamente iguais, com o diferencial dos softwares para ver a TV que acompanham cada um deles, em relação a preços ambos custavam o mesmo, em torno de R$190,00,  no final resolvi arriscar no VISUS mesmo, pois num passado bem distante, quando nem existia a tal de TV Digital, tive algumas experiências desanimadoras com placas de captura de TV da PixelView.

Comprei o modelo da VISUS XTREME, e aqui vale um jabá para a loja onde comprei 😉 , a Londritech, fiz a compra num domingo, confirmaram o pagamento na segunda-feira e na quarta-feira o produto já estava em casa via sedex, foi a compra via internet que chegou mais rápida em casa! Recomendo! 🙂

Em relação ao receptor de TV da VISUS,o kit veio super completo, com o receptor que tem o formato de um pen drive, só que um pouco maior, os cabos adaptadores, um cabo extensor USB, uma anteninha telescópica (que me surpreendeu ao conseguir captar o sinal digital mesmo dentro do meu apartamento, sem muitos malabarismos…) e um controle remoto, além do CD com os drivers e software ArcSoft TotalMedia, que é o player da TV.

O aparelho funciona muito bem, recebe o sinal da TV Digital (HDTV) em FullSeg (alta definição) e pode ser visto em tela cheia no monitor do computador, diferentemente de alguns modelos que ao maximizar a tela perdem a resolução da imagem. Só isso já me bastava! 🙂 e captou bem os sinais analógicos e o rádio FM, o único teste que ainda não fiz foram com as entradas de s-video e audio.

A qualidade da imagem em HDTV é muito boa, os programas, filmes e jogos de futebol em alta definição ficam ótimos e ainda existe a opção de poder gravar os vídeos no computador.

Algumas dicas para quem pensa em adquirir qualquer um dos modelos:

  • Antes de comprar um receptor de TV USB, verifique se o SEU micro atende aos requisitos mínimos, no caso do VISUS XTREME para poder utilizar o FullSeg, é necessário um micro dual core ou superior com uma placa de vídeo com 512MB e 4GB RAM. Testei em um micro equivalente a um Pentium 4 com 1GB RAM e video de 256MB e não obtive bons resultados, já em um micro quad core com 4GB de RAM e placa de vídeo de 512MB, funcionou muito bem!
  • No caso do VISUS, recomendo ir ao site do fabricante e baixar a versão mais recente dos drivers e do TotalMedia, as versões que acompanham o produto estão desatualizados e causam alguns travamentos na recepção da TV e no sistema operacional depois de alguns minutos. Esse modelo da VISUS é um modelo adaptado da Geniatech e seu driver é o mesmo para o modelo U6813 da Geniatech e podem ser obtidos no site da Geniatech em sua página de suporte.
  • Se mesmo atendendo aos requisitos mínimos, ainda assim a TV ficar travando, vale pena tentar desativar alguns programas que ficam abertos ou rodando em segundo plano e ainda desligar a opção no TotalMedia de pausa da TV ao vivo.

💡 Essa foi a minha primeira impressão a respeito deste receptor de TV Digital, se você adquiriu algum outro modelo, por favor deixe sua opinião ou dica a respeito nos comentários. 😉

This entry was posted in Entretenimento, Informática, Tecnologia, TV and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Sobre receptores de TV Digital USB e Copa do Mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *