Você já brincou de cama de gato?

Sabe o que é a cama de gato?

DSC00389.jpg
Creative Commons License photo credit: Wesley Fryer

Bons tempos… vendo a chamada da novela global “Cama de Gato[bb]“, acabei me lembrando que numa época não tão distante, quando ainda não existiam tantos video games, iPods, PSP, Nintendo DS, internet, netbooks, Wii, celulares, MP3 e todos esses aparatos tecnológicos que tomam a atenção da garotada de hoje, ainda na minha época do colégio, umas das coisas mais legais e simples de fazer para se divertir era justamente pegar um bom pedaço de barbante e brincar de jogar “cama de gato” na hora do recreio.

Para quem nunca ouviu falar, a brincadeira consiste em colocar o barbante nas mãos e fazer figuras geométricas e a partir daí ir evoluindo entre as várias figuras. Outra forma é fazer em dupla, onde da mesma forma, uma pessoa vai tentando retirar das mãos da outra as formas geométricas sem desmanchar a “cama de gato“. Sua origem ninguém sabe ao certo pois diversos povos (índios, esquimós, tribos africanas, asiáticos, europeus)  tem a brincadeira incutida em sua cultura de diversas formas como na religião, para contar histórias, canções, lendas ou por  simples distração.

❓ Por que o nome “cama de gato” ? Não encontrei a definição, mas minha suspeita é a de que os felinos de verdade adoram brincar com barbantes, minha gata adorava aquelas bolas de lã para tricô e não largava até se enroscar amarrar toda pelo chão… 😛

Alguns vídeos que encontrei no YouTube:

O site This+That – String Figures” tem algumas dicas de como fazer algumas figuras. A figura abaixo é um exemplo:

Barbante e Imaginação!

Barbante e imaginação!

💡 Simples, divertido, inteligente, criativo e não precisa de baterias ou energia elétrica. Recomendo… 😉

❓ E você?! Já brincou de cama de gato? 😆

This entry was posted in Cultura, Curiosidades, Entretenimento and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

17 Responses to Você já brincou de cama de gato?

  1. Pingback: Palavra por Palavra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *