Queijo Minas também é cultura (e uma delícia, claro!)

Uai! Vai um queijinho ai!? :-)

Queijo Minas Artesanal [Patrimônio Cultural]

Quando a gente pensa na culinária mineira, a primeira coisa que nos vêm à cabeça são o pão de queijo e claro, o queijo minas, além de outras delícias de dar água na boca… :lol:

Agora o quitute mais popular e praticamente símbolo da culinária do Estado de Minas Gerais, o queijo minas, também se tornou patrimônio cultural brasileiro!

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aprovou no dia 15 de maio de 2008 o modo artesanal de fazer queijo-de-minas como patrimônio imaterial brasileiro. Segundo Angela Gutierrez conselheira do Iphan:

[...] “O queijo, este produto de origem milenar que os exploradores do ouro trouxeram para Minas, é hoje uma das maiores expressões da chamada mineiridade”, argumenta Gutierrez em seu parecer. “Seja como alimento ou como manifestação cultural, está presente no cotidiano e no imaginário de todos os mineiros. Esse saber, do modo de produção queijeira, passado de pai para filho, de geração a geração, este conhecimento garantiu ao longo dos séculos a sustentabilidade das famílias, assim como representa também ajuda imprescindível à economia familiar”. [...]

Com o registro os produtores locais podem conseguir mais apoio, financiamento além de outros incentivos de entidades governamentais, além de preservar o conhecimento que o povo mineiro desenvolveu e que hoje é uma das tradições culturais de Minas Gerais. ;-)

Fontes:
IPHAN: “Queijo artesanal de Minas vira patrimônio cultural
Agência Brasil: “Iphan analisa pedido de registro do queijo minas como patrimônio cultural


0 Responses to “Queijo Minas também é cultura (e uma delícia, claro!)”


  • No Comments

Leave a Reply

*