Você sabe o que é “patrimônio imaterial”?

Vivendo e aprendendo sempre…

Feira de Caruaru
[Feira de Caruaru - Patrimônio Imaterial]Creative Commons License photo credit: allanpatrick

Falei em outro post que o modo artesanal de fazer queijo-de-minas tinha virado patrimônio cultural, só que mais especificamente um “patrimônio imaterial”. Mas você sabe o que significa ser um “patrimônio imaterial”? Eu não sabia e descobri que o responsável por este trabalho é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo o Iphan:

[...] Entende-se por Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, a forma de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.) – junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e as pessoas reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural e que são transmitidos de geração em geração. O instrumento legal que assegura a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil é o registro. [...]

Logo do Iphan

O trabalho do Iphan é cuidar da pesquisa e catalogação dos bens culturais e de execução do processo de registro do patrimônio em questão.

Mais informações no site do Iphan em http://www.iphan.gov.br ;-)


5 Responses to “Você sabe o que é “patrimônio imaterial”?”


  • patrimoio imaterial e a mesma coisa que patrimonio cultural portanto eu acho que são todas as culturas uma coisa material
  • p/ Laiana (e outros)

    Na verdade, Parimonio Cultural se sub-divide em Material e Imaterial, sendo o material tangivel e concreto e o imaterial intangivel e abstrato.

    Exemplos:

    Patrimonio Cultural Material: Cristo Redentor (tangível, concreto)

    Patrimonio Cultural Imaterial: O modo artesanal de fazer queijo-minas (intangivel, abstrato)

    Sendo assim se encaixam em Patrimonio Material as construções, estátuas, pinturas, etc.

    E em Patrimonio Imaterial as músicas, lendas, receitas, modo de se fazer/preparar algo, etc.

    Lembrando que para se tornar um Patrimonio Cultural o “bem” deve ter valor histórico, artistico, cultural ou religioso para toda uma região e não somente pra uma pessoa.

    Espero ter ajudado ^.^

    Fonte: Aulas de patrimonio na ETEC de São Sebastião no curso de Turismo Receptivo (carece de fontes bibliográficas).

  • Perdão pela falta de acentuação no meu último comentário…

    ^.^

  • patrimônio imaterial e simplesmente uma cultura,da arte brasileira.um patrimônio: é um local qui ja tem dono! i uma coisa imaterial é simplesmente o qui nao é material o qui não muito original…
    em fim patrimonio imaterial é a arte e a cultura que nos rodeia
  • e o modo de contruir as coisas

Leave a Reply

*